terça-feira, 27 de julho de 2010

Entendendo o Limiar Anaeróbio

Esse texto é pra quem não sabe ou não entende em qual intensidade caminhar ou correr. Que depois de uma sessão acha que o ritmo foi muito leve, ou então passa 4 dias dolorido e não entende o que aconteceu!

Antes de explicar o que é Limiar Anaeróbio, eu vou listar alguns exemplos de exercícios que podem ser entendidos por aeróbicos e exercícios que podem ser entendidos por anaeróbicos.
Em seguida, vocês vão entender porque a interpretação de aeróbico e anaeróbico é individual, onde, o meu ritmo de corrida pode ser aeróbico, enquanto para outra pessoa da minha idade, peso e altura pode ser anaeróbico.

Aeróbicos:
Caminhada
Corrida "leve"
Pedalar em ritmo normal

Anaeróbicos:
Corrida de 100m
Pedalar em subida
Treinamento com pesos


Explicando melhor, o Limiar Anaeróbio seria um limite de divisão entre o metabolismo essencialmente aeróbio e o anaeróbio. Ele indica até onde o sistema oxidativo (aeróbio) está sendo suficiente para gerar a energia necessária para a atividade que estamos praticando, e quando as fontes energéticas anaeróbias precisam entrar em ação.

Sempre que as Fontes Anaeróbias predominam por mais de 10 segundos, há formação de ácido lático. É ele quem causa aquelas dores musculares durante e após o exercício, e que podem permanecer por alguns dias nos incomodando.

FONTES ENERGÉTICAS:

ATP (anaeróbia) - 2 segundos. Movimentos de explosão (ex.: saltar no volei)

ATP-CP (anaeróbia) - 10 segundos. Corrida de 100m.

Glicólise Anaeróbia - Corrida de até 1500m.

Glicólise Aeróbia - Corrida acima de 5000m.


Colocando em prática:
Um corredor de 100m rasos não conseguirá manter o ritmo por mais de 10 segundos, pois o sistema energético que ele usa não dá suporte para que isso seja possível. Consequentemente, ele produziria muito ácido lático, que causaria dores e desconforto muscular obrigando que ele diminuísse a intensidade ou parasse.

Falando de não-atletas: O fato do Limiar anaeróbio ser totalmente INDIVIDUAL, é porque cada um possui uma aptidão física diferente do outro. Normalmente quem gosta de praticar caminhadas em dupla, ou vai cansar antes do parceiro, ou vai ter que diminuir o ritmo por causa do outro. Isso se dá pela INDIVIDUALIDADE, tanto do Limiar anaeróbio quanto da aptidão física. Você que quer caminhar ou correr mas não faz idéia da intensidade correta, pode ter certeza que errou na dose se ficou com dores acentuadas após uma sessão.

Para fins emagrecimento: quanto mais perto do limiar anaeróbio a sessão for conduzida, melhores serão os resultados, pois será possível sustentar por mais tempo uma carga bastante intensa sem desconforto muscular.

Uma sessão mal feita, além de não trazer os benefícios esperados (emagrecimento, aumento da aptidão física), pode causar lesões musculares, de tendões e ligamentos que vão te impedir de praticar exercícios por um longo tempo.
Por isso, é importante procurar um profissional de educação física para fazer uma avaliação da sua aptidão física e não errar na hora de fazer sua atividade.

Dúvidas ou trocar idéias? viniciushoffmann@gmail.com




2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Estou seguindo-o!
    Tem interesse em troca de link?
    Abraços,
    Treinador Braccini

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita no meu blog.
    Se você quiser podemos trocar links, mas não é no 'cadeira cativa' e sim no 'Grandes Jogadas' um pouco mais acima .....

    ResponderExcluir