sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

De volta!

Olá a todos que por aqui andam.. agora voltei de vez! Aprovado e só esperando a formatura, agora chegou a hora de trabalhar.. mas, como ainda estou curtindo uns dias de férias, vou procurar atualizar o blog diariamente ...
Por enquanto, fiquem com o TCC que fiz.. até que ficou bom! hehehe
abraços!


Barreiras à Atividade Física em Adolescentes: Uma Revisão Sistemática

OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo revisar a literatura relacionada às barreiras para atividade física em adolescentes.

METODOLOGIA: A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas, revistas e lista de referencia dos artigos identificados. Os descritores utilizados foram “barriers”, “physical activity” e “adolescents”, e empregados em língua portuguesa quando apropriado. Foram utilizados como critério para seleção apenas artigos de base populacional ou escolar, usando-se uma restrição para estudos apenas dos últimos 10 anos.

RESULTADOS: 12 artigos atendiam a todos os critérios de seleção e foram utilizados no trabalho. No Brasil, apenas 2 estudos foram encontrados dentro dos parâmetros da busca, sendo os Estados Unidos com 5 artigos o país com maior número publicações sobre o tema proposto.

CONCLUSÕES: Apesar dos estudos serem de diferentes lugares do mundo, seus resultados se assemelham. Pode-se perceber que as barreiras mais prevalentes são a falta de tempo relacionada a compromissos com estudo/trabalho e a falta de interesse em exercícios físicos.

Palavras-chave: Revisão sistemática; Barreiras; Atividade física; Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário