sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Você sabe quanto SAL tem nos refrigerantes que você bebe?

O consumo exagerado de sal aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial e pedra nos rins, porque força o trabalho de filtragem do sangue pelo órgão, sem contar no agravamento da hipertensão, relacionada à doença renal crônica. O sal também faz com que seu corpo retenha líquidos, gerando um inchaço corporal dando a falsa impressão de ganho de peso. Cada grama de sal contém 400mg de Sódio (Na), sendo assim o consumo diário de sal não deve ser mais do que 4 a 6 gramas (2 colheres de chá rasas).

Você bebe Coca "ZERO" pra não ficar com peso na consciência? Pensa que é mais saudável? Confira abaixo um artigo científico que dá uma boa noção da quantidade de SAL que contém nos refrigerantes.

(Entenda Na = SAL e Na/L = Sal por litro de refrigerante.)

FERRARI, Cristhiane Caroline e SOARES, Lucia Maria Valente. Concentrações de sódio em bebidas carbonatadas nacionais. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 2003, vol.23, n.3, pp. 414-417. ISSN 0101-2061. doi: 10.1590/S0101-20612003000300021.

O consumo de bebidas carbonatadas no Brasil é elevado e não existem dados sobre os teores de sódio neste tipo de bebida comercializada no país. O presente trabalho examinou 97 amostras de refrigerantes compreendendo 14 marcas e 7 tipos de bebidas (cola, guaraná, limão, laranja, uva, soda e água tônica). Os teores de sódio encontrados variaram de 19 a 202mg Na/L. As bebidas adoçadas com açúcar apresentaram uma média de 74 ± 13mg Na/L e as bebidas com adoçantes artificiais, uma média de 151 ± 39mg Na/L. Portanto, os refrigerantes adoçados artificialmente fornecem cerca de duas vezes o teor de sódio das bebidas adoçadas com açúcar. Como conseqüência, um consumidor médio de refrigerantes (259mL/dia) poderá ingerir por dia cerca de 19mg de sódio provenientes do refrigerante, caso consuma bebidas adoçadas com açúcar enquanto que, o consumidor médio que preferir bebidas do tipo "light" estará ingerindo aproximadamente 39mg Na/dia. Já o grande consumidor de refrigerantes (2L/dia) ao preferir os adoçados artificialmente estará ingerindo cerca de 300mg Na/dia provenientes deste tipo de bebida. Tal fato deve ser levado em consideração por pessoas com recomendação de dieta hipossódica.

Artigo completo você enconta no portal do Scielo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

3 comentários:

  1. Tudo ok, excelente informação para a população em geral, mas vale lembrar que para atletas a preocupação com o sal praticamente não existe.
    Mas de todo modo, atletas não consomem refrigerantes, portanto estariam isentos desse "mal"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Mairos, não existe grupos seguros, que possam ingerir sal sem moderação. Atletas ou não, precisam cuidar com consumo excessivo de sal em refrigerantes ou em outros alimentos.

    Essa recomendação é da Organização mundial de Saúde.

    Um abraço.

    ResponderExcluir