sábado, 24 de outubro de 2009

Carboidrato engorda?

Você já deve ter escutado isso muitas vezes, não é mesmo? Mas na verdade, carboidratos não engordam. O que faz com que você aumente de peso é o balanço calórico que se dá pelas calorias gastas X calorias consumidas. Certamente, se você consumir mais carboidratos (ou gorduras, proteínas, fibras ...) do que o necessário, essas calorias a mais serão estocadas em forma de gordura caso não sejam usadas como substrato energético. Por isso a enorme importância de manter uma alimentação equilibrada e sessões diárias de exercícios físicos.

Dieta sem carboidratos, você conhece?
Conhecida por dieta cetônica, é uma dieta que visa cortar o consumo de alimentos que possuam carboidratos, onde a pessoa acaba ingerindo diariamente apenas proteínas e gorduras (carnes, ovos, manteiga, etc). Essa dieta faz com que a pessoa acabe perdendo peso muito rapidamente (em torno de 5kg em uma semana), porém perder peso não significa queimar gordura.
Os criadores e defensores dessa dieta afirmam que você queimaria mais gordura caso eliminasse os carboidratos da alimentação, porém, fazendo isso, o nível de glicemia (glicose no sangue) fica baixo, mas o que predomina no gasto energético quando a gliecima está abaixo do normal é o gasto de proteínas (massa magra). Ou seja, você está perdendo líquidos e tecido magro, e tem a falsa idéia de que está queimando gordura.
Ingerindo muita proteína e gorduras faz com que seu colesterol aumente, também havendo dores de cabeça, fraqueza e risco de doença cardíaca. Quem passou por essa experiência notou uma perda de peso rápida, porém ao voltar a ter uma alimentação normal, o peso que foi embora acaba voltando em poucas semanas, o que comprova que realmente não foi gordura que você queimou.
Procure um nutricionista capacitado para manter uma alimentação correta, e um profissional de educação física para cuidar dos exercícios físicos. Se cuide, alimente-se moderadamente, sem restrições e tenha uma vida saudável.

Texto de: Vinícius Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário