quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Inatividade Física e suas diversas consequências

Todos nós escutamos falar diariamente da importância da atividade física e o que a sua falta pode acarretar. Abaixo, veja um quadro que resume diretamente as principais consequências de levar uma vida sedentária:


Efeito da diminuição da força e massa muscular que ocorre com
envelhecimento em variáveis metabólicas associadas à síndrome metabólica.
Adaptado de Ciolac e Guimarães.



Analisando o quadrinho, você percebe que uma vida sedentária seguida de má alimentação acarreta inúmeros problemas à saúde, por isso a importância de manter hábitos saudáveis.
Pressão alta, problemas cardíacos, obesidade e diabetes podem ser evitados com uma vida ativa e boa alimentação, porém, se você já se encontra com algum desses problemas, o maior segredo é não ter pressa. Não se preocupe quanto tempo vai levar para você emagrecer ou reverter um quadro de pressão alta, apenas mantenha o foco em cultivar bons hábitos, que consequentemente seu corpo e sua saúde entrarão em harmonia novamente.
Não veja a tarefa de manter uma vida regrada como um desafio, ou um fardo. Transforme isso em prioridade, e aos poucos você já fará tudo isso com prazer!

Texto de: Vinícius Hoffmann

Artigo completo sobre Exercício físico e síndrome metabólica dos autores Emmanuel Gomes Ciolac e Guilherme Veiga Guimarães você pode ler em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n4/22048.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário