quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alcoorexia - Doença ou erro de comportamento?

A atriz Bárbara Paz está interpretando um personagem polêmico na novela Viver a vida. você acha que ela é alcoolatra ou alcooréxica? Ainda não sabe o que é alcoorexia? então leia e entenda melhor o que é esse "novo disturbio".

A alcoorexia nada mais é do que substituir alimentos por bebidas alcoólicas, e provavelmente todos nós conhecemos alguem que se encaixe nesse perfil. Quantas vezes algum amigo ou amiga já comeu menos ou deixou de comer antes de alguma festa para não ficar com a sensação de barriga "estufada" ? Porém, estão mais propensos a sofrer deste mal as pessoas que não possuem conhecimento necessário sobre a importância de uma boa conduta alimentar e o benefício que isso implica em nossas vidas. Pode-se dizer que deixar de comer é doença, mas substituir alimentos erroneamente é falta de informação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa deve ingerir em média 2000 quilocalorias (kcal) diariamente, com excessão de atletas e trabalhadores braçais que necessitam de mais substrato energético por exercerem atividades forçadas. Apenas em uma dose de bebida destilada há 105 kcal, enquanto em um copo de cerveja tem-se 145 kcal, o que em poucas doses fazem com que você se sinta saciado e consequentemente não tenha mais apetite. Porém, a maior parte destas calorias contidas nas bebidas alcoólicas são compostas por carboidratos simples (açucares) de baixo valor biológico e rápida absorção, ocasionando o aumento de gordura corporal, uma vez que o excesso de carboidratos no organismo é estocado em forma de ácidos graxos, o que acaba sendo exatamente o contrário do desejado pelas pessoas, que não desejam engordar. Portanto, fiquem ligados, pois assim como não devemos exagerar na bebida, com certeza não podemos deixar de ter uma boa alimentação. Hábitos saudáveis consequentemente levam a um corpo bonito e sadio.

Texto de: Vinícius Hoffmann

e agora? qual a sua opinião? ela se encaixa do perfil de alcooréxica?

Um comentário:

  1. Vinicius, achei mt bom todas as informações que li aí. Legal da tua parte trazer p gente informação e esclarecimentos sobre as dietas. Adorei! Liliane

    ResponderExcluir